Sabendo-se que o tubo estrutural mostrado tem uma espessura da parede uniforme de , determinar a tensão de cisalhamento em cada um dos três pontos indicados.
Passo 1
Fala aí galera, bora garantir aquele notão em Resmat? Para isso temos que resolver mais questões. Primeiro, vamos calcular o efeito cortante na direção da força que é aplicada no tubo (chamaremos de eixo ), temos:
Agora, precisamos encontrar a posição da linha neutra, mostrada na figura:
Em seguida, para podermos calcular a tensão de cisalhamento, precisamos encontrar primeiro o momento de inércia da área da seção. Neste caso, dado por:
Passo 2
Com isso, vamos encontrar o momento torsor, temos:
Logo, a tensão de cisalhamento por momento torsor vai ser:
Passo 3
Com os dados obtidos, podemos calcular a tensão de cisalhamento para cada ponto pedido. Esta vai ser obtida através da soma da tensão de cisalhamento por força cortante e da tensão de cisalhamento pelo momento torsor. Fica assim:
Para o ponto , temos:
E então, vamos encontrar tensão de cisalhamento por força cortante, dada por:
Onde:
Para encontrarmos o momento estático, precisamos encontrar a distância do centro de gravidade da área até o eixo. Temos:
Substituindo:
Assim, podemos encontrar a tensão de cisalhamento no ponto . Temos:
Passo 4
Para o ponto , basta repetirmos o processo. Fica assim:
Onde:
Nosso momento estático vai ser:
Com isso, temos que vai ser dado por:
Passo 5
Por último, para , o processo vai ser menos complicado pois o nosso momento estático vai ser zero, pois o ponto já está na beirada. Logo, a tensão de cisalhamento vai ser: