O que são vetores de base? Por que utilizar esses vetores?

Passo 1

Eae meus jovens padwans, suave na nave? Espero que sim hehe’. Vamos resolver mais um exercício sobre vetores, e neste caso pergunta o que c@#$% é um vetor de base.

Nem tudo na vida são flores meus mancebos, quando se trabalha em um espaço com mais de uma dimensão, ou melhor, trazendo para a realidade, quando se trabalha com espaço em 3D, é vantajoso utilizar vetores unitários adimensionais segundo os eixos coordenados, denominados vetores cartesianos unitários, vetores unitários de base ou simplesmente vetores de base, que são usualmente denotados por i, j e k.

Passo 2

Fino do fino né senhores? Mas por que usá-los?

Simples, quando se trabalha com grandezas vetoriais, temos que escrever que direção o nosso vetor está indo, porque isso altera significamente se escrevermos errado isso. No caso demonstrado, a base i, j e k é a base cartesiana e temos que indicar o sentido dos vetores nesses planos.

Por exemplo, temos uma força que age em um corpo e ela tem componentes em todas asa direções, ou seja, a força age nas 3 dimensões. Portanto temos que denotar:

F → = F → x i + F → y j + F → z k

Graficamente falando, seria assim, veja:

Resposta

São vetores unitários adimensionais segundo os eixos coordenados, denominados vetores de base. Para basicamente indicar o sentido dos vetores nesses planos.

Exercícios de Livros Relacionados

Demonstre as equações 1.15 pode ser obtido utilizando-se o requisito de que as transformação deixa inalterado o comprimento de um seguimento.
Considere um cubo unitário com um vértice na origem e três lados adjacentes colocados ao longo dos três eixos de um sistema de coordenadas retangulares. Encontre os vetores que descrevem as diagonais
Para quais valores de a os vetores A = 2 a i - 2 j + a k e B = a i + 2 a j + 2 k são perpendiculares?
Um plano passa através de três pontos x , y , z = ( 1,0 , 0 ) , ( 0,2 , 0 ) , ( 0,0 , 3 ) . (a) Encontre um vetor unitário perpendicular ao plano. (b) Determine a distância do ponto (1, 1, 1) até o po
A altura de uma colina em metros é fornecida por z = 2 x y - 3 x 2 - 4 y 2 - 18 x + 28 y + 12 , onde x é a distância a leste é y é a distância a norte da origem. (a) Onde se encontra o cume da colina