Enunciado
Mecânica e Resistência dos Materiais - Mecânica para Engenharia: Dinâmica Volume 2 - 6ª Edição - James L. Meriam, L. Glenn Kraige- Ed: 6º - Capítulo 4.6 - Ex. 61
Um terminal marítimo para descarga de trigo a granel de um navio é equipado com um tubo vertical com um bocal em que suga o trigo para cima pelo tubo e o transfere para o edifício de armaznemaneto. Calcule as componentes e da força necessária para variar a quantidade de movimento de escoamento da massa para contornar a curva. Identifique todas as forças aplicadas externamente à curva e a massa em seu interior. O ar escoa através do tubo com de diâmetro na taxa de por hora sob um vácuo de demercúrio ( manométrica) e carrega consigo de trigo por hora a uma velocidade de .
Passo 1
Vamos começar calculando as taxas de escoamento de massa do trigo e do ar:
E fazendo a mesma conta para o trigo:
Como a área do tubo é constante, a velocidade de entrada e saída do trigo também é:
Passo 2
Agora vamos analisar as forças resultantes em cada direção, usando a equação do escoamento. Começando pela direção :
A velocidade de entrada é perpendicular a entrada do cano em (veja a figura), ou seja, é perpendicular a direção :
E a velocidade de saída forma um ângulo de com a vertical, então:
Agora é só substituir na fórmula:
E agora podemos fazer a mesma coisa para a direção vertical:
Então a força resultante necessária é:
Passo 3
Agora falta identificar todas as forças aplicadas externamente à porção curvada do cano e à massa que passa por ela. Não precisamos calcular essa forças, só precisamos identifica-las.
Em primeiro lugar temos a força associado à pressão manométrica gerada pelo vácuo, que foi mencionado no enunciado. Além disso temos o peso do próprio cano e o peso da massa que transita por ali, e a tensão que o cano exerce sobre a massa para mantê-la em sua trajetória.
Ok, mas e as forças que mantém o cano na sua posição? Sendo bastante específicos, precisamos dizer que existe um momento fletor na posição , já que o cano tende a se “curvar” para dentro com o peso do trigo, e existe uma tensão de cisalhamento na mesma posição, já que o guindaste “puxa” o cano para cima e o peso do trigo o “puxa para baixo”.
Resposta
A força resultante necessária é .