A viga balanço AB, consistindo de um tubo de paredes finas com raio médio de e espessura de parede de . está submetida passa a uma força vertical de . Sabendo que a linha de ação da força passa pelo centróide da seção transversal da viga,determine (a) o sistema equivalente de força e momento no centro de cisalhamento da seção transversal e (b) a tensão de cisalhamento máxima na viga.(Sugestão:No problema 6.74, mostra-se a posição do centro de cisalhamento ,distante em relação ao diâmetro vertical,do equivalente ao dobro da distância desse diâmetro ao centróide C.)
Passo 1
Então gurizada, o enunciado pede que a gente determine o sistema equivalente de força e momento no centro de cisalhamento da seção transversal e a tensão de cisalhamento máxima na viga. Vamos começar pelo esboço e depois fazer algumas conversões para facilitar nossos cálculos?!
Agora, vamos iniciar nossos cálculos, temos as seguintes equações para correlacionar :D
Para a seção do meio do tubo, a distância do centro do semicírculo até o centro é:
Em cada seção da viga, a força de cisalhamento V é igual a P. Sua linha de a ação passa pelo centróide C. O braço e momento de seu momento sobre o centro de cisalhamento O é:
Passo 2
Agora podemos encontrar o sistema de força em par equivalente em O, considerando que:
Tendo os dados a seguir, basta calcular:
Passo 3
Agora vamos determinar a tensões de cisalhamento, considerando que:
Devido ao torque :
Para uma seção retangular longa de comprimento de largura t, a tensão de cisalhamento devido ao torque é:
onde
Passo 4
Temos então os seguintes dados:
Agora basta aplicarmos na equação definida no passo anterior :D
Por superposição temos:
Resposta
(a) e
(b) .