Uma análise de regressão foi realizada para relacionar y = tempo de reparo de um sistema de filtragem de água (h) e x1 tempo decorrido desde o serviço anterior (meses) e x2 tipo de reparo (1 se elétrico e 0 se mecânico) gerou o modelo a seguir baseado em n 12 observações: y 0,950 0,400x1 1,250x2. Além disso, SQT = 12,72, SQE = 2,09 e sˆ 2 0,312. a. Parece haver uma relação linear útil entre o tempo de reparo e os dois previsores do modelo? Realize um teste das hipóteses apropriadas usando um nível de significância de 0,05. b. Visto que o tempo decorrido desde o último serviço permanece no modelo, o tipo de reparo fornece informações úteis sobre o tempo de reparo? Expresse e teste as hipóteses apropriadas usando um nível de significância de 0,01.
Passo 1
- Sim, parece haver uma relação linear útil entre o tempo de reparo e os dois preditores do modelo. Determinamos isso realizando um teste de utilidade do modelo:
- Rejeitaremos: em favor de se . O teste
- Um intervalo de confiança de 95% para é: . Nós estimar, com alto grau de confiança, que quando for necessário um reparo elétrico, o tempo de reparo será entre 0.54 e 1.96 horas a mais do que quando um reparo mecânico é necessário, enquanto o preditor de “tempo decorrido” permanece fixo.
- , , e então o
- 99% P.I. é O intervalo de previsão é bastante amplo, sugerindo uma estimativa variável para o tempo de reparo sob essas condições.
Nós rejeitamos se . A estatística calculada é . Desde , rejeitamos e concluímos que pelo menos uma das duas variáveis preditoras é útil.
estatística é que é , então rejeitamos Ho e concluímos que o “tipo de repair” fornece informações úteis sobre o tempo de reparo, uma vez que a variável “tempo decorrido desde o último serviço” permanece no modelo
Passo 2
Resposta
Ver o desenvolvimento