Os autores do artigo “An Ultracentrifuge Flour Absorption Method” (Cereal Chemistry, 1978, p. 96–101) investigaram a relação entre a absorção de água pela farinha de trigo e várias características da farinha. Mais especificamente, usaram um modelo de regressão linear múltipla de primeira ordem para relacionar a absorção y (%) à proteína da farinha x1 (%) e à perda de amido x2 (unidades Farrand). Os dados e o resultado do SPSS são apresentados a seguir
Passo 1
- Mantendo o dano do amido constante, para cada 1% de aumento na proteína da farinha, a absorção taxa aumentará em 1.44%. Da mesma forma, mantendo constante a porcentagem de proteína da farinha, o a taxa de absorção aumentará em 0.336% para cada aumento de 1 unidade no dano do amido.
- R² = 0.96447, então 96.447% da variação observada na absorção pode ser explicada pelo relacionamento modelo
- Para responder à pergunta, testamos vs pelo menos um . A estatística de teste é f = 339.31092, e tem um valor p correspondente de zero, então em qualquer nível de significância rejeitaremos Ho. Existe uma relação útil entre a absorção e pelo menos uma das duas variáveis preditoras
- Estaríamos testando: . Poderíamos calcular a estatística de teste t = ou nós poderíamos olhar para os 95% C.I. dado na saída. Como o intervalo (0,29828, 37298) não contém o valor 0, podemos rejeitar Ho e concluir que ‘amido danificado’ não deve ser retirado do modelo.
- Nós testamos com . O valor de p é aproximadamente . No nível de significância 0.01 não rejeitamos Ho. O termo de interação não deve ser retido.
Passo 2
Passo 3
Determine o valor t olhando na linha começando com graus de liberdade e na coluna com (bicaudal) na tabela da distribuição T de Student:
O desvio padrão da estimativa é dado à direita de "Erro Padrão":
Determine os limites do intervalo de confiança
Determine os limites do intervalo de previsão
Resposta
Ver o desenvolvimento