Enunciado
Probabilidade e Estatística - Jay Devore, Probabilidade e estatística para engenharia e ciências- Ed: 6º - Capítulo 4.Exercícios Suplementares - Ex. 110
O artigo “Response of SiCf /Si3N4, Composites Under Static and Cyclic Loading — An Experimental and Statistical Analysis” (J. of Engr. Materials and Technology, 1997, p. 186-193) sugere que a resistência à tração (MPa) de compostos em condições específicas pode ser modelada por uma distribuição de Weibull com 9 e 180. a. Desenhe o gráfico da função de densidade. b. Qual é a probabilidade de a resistência de um espécime selecionado aleatoriamente exceder 175? Estar entre 150 e 175? c. Se dois espécimes selecionados aleatoriamente forem escolhidos de forma independente, qual será a probabilidade de ao menos um ter uma resistência entre 150 e 175? d. Que valor de resistência separa os 10% mais fracos de todos os espécimes dos 90% restantes?
Passo 1
Seja X=componente vitalício
X tem distribuição exponencial com parâmetro
- A média da distribuição exponencial é a recíproca do parâmetro .
- Quando o custo de operação por unidade de tempo é , então o custo total do componente ao longo de sua vida útil é
Quando o custo de operação por unidade de tempo é c, então o custo total do componente ao longo de sua vida útil é cX.
O valor esperado do produto de alguma constante e uma variável aleatória é o produto da constante e o valor esperado da variável aleatória:
Assim, o custo esperado de operação deste componente ao longo de sua vida útil é
Passo 2
Função de densidade de probabilidade exponencial da fórmula
O valor esperado (ou média) é a integral do produto de cada possibilidade x com a função densidade de probabilidade f(x).
Assim, o custo esperado de operação deste componente ao longo de sua vida útil é