Considere a seguinte técnica para embaralhar um baralho de “n” cartas: para qualquer ordem inicial das cartas, percorra o baralho tirando uma carta de cada vez e, para cada carta, jogue uma moeda. Se der cara, então deixe a carta onde está; se der coroa, então ponha a carta no fim do baralho. Após ter jogado a moeda “n” vezes, considere que uma rodada tenha sido completada. Por exemplo, se n = 4 e a ordem inicial for 1,2, 3,4, se a moeda der cara, coroa, coroa, cara, então a ordem das cartas no final da rodada será 1,4,2, 3. Supondo que todos os resultados possíveis da sequência de “n” jogadas de moeda sejam igualmente prováveis, qual é a probabilidade de que a ordem das cartas após uma rodada seja igual a ordem inicial?

Passo 1

Faaala pessoaaalll, belezinha, prontos pra mais uma?! Então bora lá.

Primeiro, vamos pensar o seguinte: o que precisa acontecer para que a configuração inicial se repita?!

Imagine que as primeiras k vezes que joguemos a moeda o resultado seja cara, os outros n-k lançamentos resultam em coroa, dessa forma teremos o que é pedido:

Com isso, nossa probabilidade fica:

P = n + 1 2 n

Resposta

n + 1 2 n

Exercícios de Livros Relacionados

Na figura abaixo temos um sistema chamado ponte. Nas mesmas condições do Problema 22, obtenha a confiabilidade do sistema.
Considere, agora, a situação do Problema 49, mas suponha que o quadrado não tenha área unitária. Como você definiria a probabilidade de um evento A?
No Problema 2, suponha que 5 indique o aparecimento da face 5 e Q indique que apareceu outra face qualquer diferente da 5. Atribua probabilidade (5/6)k (1/6) a cada ponto com k letras iguais a Q segui
No espaço amostral do Problema 3, atribua a cada ponto contendo k letras a probabilidade 1/2k (assim, AA tem probabilidade 1/4). (a) Mostre que a soma das probabilidades dos pontos do espaço amostral
Obtenha as probabilidades dos eventos que aparecem nos Problemas 7 e 12.