Enunciado
Probabilidade e Estatística - Jay Devore, Probabilidade e estatística para engenharia e ciências- Ed: 6º - Capítulo 12.Exercícios - Ex. 34
Consulte o resultado do MINITAB do Exercício 20, no qual x deposição de umidade de x NO 3 e y líquens N(%).
a. Execute o teste de utilidade do modelo no nível 0,01, usando a abordagem da região de rejeição. b. Repita a parte (a), usando a abordagem do valor P. c. Suponha que antes tivéssemos acreditado que, quando a deposição de umidade de NO 3 aumenta em torno de 0,1 g N/m2 , a mudança associada no líquen N esperado é de pelo menos 0,15%. Teste as hipóteses no nível 0,01 para determinar se os dados contradizem esse ponto de vista prévio.
Passo 1
Usaremos o seguinte:
Regressão linear é uma equação linear de duas variáveis das quais uma é independente e uma é dependente da outra. Seja X uma variável independente e Y dependente. A equação linear é definida por:
onde são coeficientes. E a fórmula para calcular esses coeficientes é a seguinte:
E o teste de utilidade do modelo é dado por:
Com a estatística t
- Nesta subseção usaremos o teste de utilidade do modelo com nível 0.01 usando a abordagem da região de rejeição. Temos o seguinte:
- Agora podemos ver na saída do MINITAB que o valor p para essa razão t para testar esse parâmetro é igual a zero é quase zero, então rejeitamos hipóteses nulas e aceitamos alternativas. Neste caso também concluímos que este modelo é bom para previsão.
- Agora supomos que aumenta em 0.1 g e do que precisamos examinar, N muda pelo menos 0.15%. Vamos examinar as próximas hipóteses
Como 5.29 é maior que 3.1 significa que rejeitamos hipóteses nulas e aceitamos a alternativa que . Assim, concluímos que esta variável tem influência no resultado para que o modelo seja bom.
Passo 2
Para este teste, usamos a próxima estatística de teste:
Como 5.27 é maior que -2.71 significa que aceitamos hipóteses nulas e rejeitamos alternativas. Assim, podemos concluir que essa mudança é de pelo menos
Resposta
Ver o desenvolvimento.