Os dados abaixo referem-se à produção, em toneladas, de dado produto, para 20 companhias químicas (numeradas de 1 a 20 ).

Vemos que os valores estendem-se de 50 a 5100 e, usando uma representação semelhante à da Figura 2.9, teríamos um grande número de linhas. A Figura 2.24 (a) mostra uma outra forma de ramo-e-folhas, com ramos divididos. A divisão ocorre no ramo, cada vez que se muda por um fator de 10 . Uma economia de 4 linhas poderia ser obtida, representando-se os valores 50 e 90 da Figura 2.24 (a) num ramo denominado   . Obtemos a Figura 2.24 (b). Os pacotes computacionais trazem algumas opções adicionais ao construir um ramoe-folhas. Por exemplo, podemos ter a contagem do número de folhas em cada ramo, como mostra a Figura 2.25 (a). Aqui, temos o ramo-e-folhas dos salários dos empregados da Tabela 2.1. Na Figura 2.25 (b) acrescentamos as contagens de folhas a partir de cada extremo até o ramo que contém a mediana. Esse tipo de opção é chamado profundidade (depth) nos pacotes.

Passo 1

Bom galerinha, esse problema já tá resolvido, mas ele quer que a gente note algumas coisinhas.

Passo 2

Show de bola, a gente vê que tem diferentes formas de se fazer um gráfico ramo-e-folhas, isso pode nos poupar linhas de espaço, mas também pode ajudar ou dificultar na compreensão dos dados.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados