Enunciado
Probabilidade e Estatística - Jay Devore, Probabilidade e estatística para engenharia e ciências- Ed: 6º - Capítulo 12.Exercícios Suplementares - Ex. 73
Os dados a seguir são um subconjunto dos dados apresentados no artigo “Radial Tension Strength of Pipe and Other Curved Flexural Members” (J. Amer. Concrete Inst., 1980, p. 33–39). As variáveis são tempo de vida de uma amostra de tubo (x, em dias) e carga necessária para obter a primeira rachadura (y, em 1000 lb/pés)
a. Calcule a equação da reta de regressão estimada. b. Suponha que um modelo teórico sugira que a queda esperada na carga associada com um dia a mais no tempo de vida seja no máximo 0,10. Os dados por acaso contradizem essa afirmação? Expresse e teste as hipóteses de interesse usando um nível de significância de 0,05. c. Para estimar o coeficiente angular da reta de regressão real com a maior precisão possível, teria sido preferível fazer uma única observação em cada um dos tempos de vida 20, 21, 22, ..., 30, e 31? Explique. d. Calcule uma estimativa da carga média real para a primeira rachadura com o tempo de vida de 28 dias. A estimativa deve transmitir informações sobre a precisão da estimativa.
Passo 1
- Da saída do SAS, o coeficiente de determinação -R-quadrado (que explica a proporção da variação observada), é
- A relação entre o coeficiente de correlação da amostra e o coeficiente de determinação é dada por
- O teste de uso é o teste de utilidade do modelo.
- Seja ser um valor fixo de x. Para a variável aleatória
- Use a linha de regressão para prever
Passo 2
Ao testar contra uma das alternativas, o valor da estatística de teste é
Dependendo da hipótese alternativa, o valor P pode ser determinado como área correspondente sob . O teste de utilidade do modelo:
O valor da estatística de teste é dado na saída e é
O valor de P é a área correspondente sob a curva t
que foi retirado da saída. Desde
rejeitar hipótese nula em determinado nível de significância ou qualquer nível de significância razoável. Existe uma relação significativa entre as duas variáveis.
Passo 3
vale o seguinte:
A variância da variável aleatória é
O desvio padrão é a raiz quadrada da expressão. Ao substituir (estimar) σ por s você obtém a estimativa da variância e/ou desvio padrão da variável aleatória .
Tudo é dado na saída, s é uma raiz MSE e os coeficientes de regressão são dados. Uma estimativa pontual quando , usando a linha de regressão da saída, é
Um intervalo de confiança de para a média de Y quando
Um intervalo de confiança de 95% é
onde pode ser encontrado no apêndice do livro
Os residuais são a diferença entre os valores observados e ajustados.
Assim, o resíduo é
Resposta
Ver o desenvolvimento.