Discuta a validade do modelo Binomial nos seguintes casos:

  1. Dos alunos de uma grande universidade, sorteamos 5 e contamos quantos declaram usuários de droga.
  2. Escolhemos 20 lâmpadas ao acaso na prateleira de um supermercado, sendo 10 de uma fábrica e 10 de outra. Contamos o número total de defeituosas.
  3. Quinze automóveis 0 km de uma mesma marca e tipo são submetidos a um teste antipoluição e contamos o número deles que passaram no teste.
  4. Um motorista é submetido a um teste em que deve estacionar seu veículo num pequeno espaço. Em 10 tentativas, contamos o número de vezes e, que o motorista estacionou corretamente.

Passo 1

Primeiro vamos lembrar que o modelo Binomial trata de uma variável que são n   repetições independentes de uma variável Bernoulli que trata de um problema que pode ter como resultado “falha” ou “sucesso” com uma certa probabilidade p   de sucesso. Então temos que procurar esses casos entre as alternativas.

Passo 2

  1. É possível aplicar, supondo que existe independência e uma mesma probabilidade de resposta positiva em cada resposta.
  2. Não deveria ser aplicado porque como as lâmpadas vêm de fábricas diferentes elas possuem probabilidades diferentes de serem defeituosas.
  3. Aplicável.
  4. Não aplicável, porque é muito difícil medir a probabilidade de sucesso em um caso desses porque ele tem várias formas diferentes para colocar o carro na vaga, o carro não está sempre na mesma posição na vaga, ele pode demorar mais ou menos tempo. Esses fatores acabam impossibilitando a utilização de um modelo de Bernoulli.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados