Dois amigos planejam um encontro entre horas. Um deles é pontual e pretende chegar às horas e esperar por exatos minutos. O outro é mais imprevisível e poderá chegar em qualquer momento do intervalo inicialmente previsto, saindo imediatamente se não encontrar o amigo.
Qual é a probabilidade de eles se encontrarem? Qual é a probabilidade deles não se encontrarem por um lapso de no máximo minutos?
Passo 1
Antes de qualquer coisa, nesse tipo de exercícios é sempre bom começarmos definindo quem é o diaxo da nossa variável, seja então:
Perceba que a probabilidade de ele chegar em qualquer momento a partir das é a mesma no intervalo , portanto podemos dizer que:
E disso, sabemos que a função densidade de probabilidade será dada por:
Passo 2
Então, num primeiro momento queremos encontrar qual a chance do amigo chegar entre minutos após as (pois é nesse espaço de tempo que o outro amigo estará lá e essa é a única chance de eles se encontrarem).
Ou seja, queremos encontrar:
E faremos isso da seguinte forma:
Passo 3
Perfeito, agora na letra B queremos saber qual a chance de eles não se encontrarem por um delay de 5 minutos por parte do amigo imprevisível; isso só acontecerá se ele chegar 5 minutos antes do Sr. Pontual, ou 5 minutos depois que o amigão desistir de esperar.
Lembrando que o amigo pontual ficará esperando das .
Isso significa que buscamos a seguinte probabilidade:
Se os eventos são independentes, basta somar então:
Bora la então:
E
Portanto, facilmente:
Resposta
Tranquilamente, podemos afirmar que:
(a)
(b)