A exposição à poluição atmosférica diminui a expectativa de vida? Essa pergunta foi examinada no artigo "Does Air Pollution Shorten Lives?" (Statistics and Public Policy, Reading, MA, Addison Wesley, 1977). Dados sobre
porcentagem de nāo-brancos porcentagem acima de 65
para o ano de 1960 foram registrados para áreas estatísticas metropolitanas selecionadas aleatoriamente. A equaçāo da regressāo estimada é
a. Para esse modelo, . Usando um nível de significância , execute um teste de utilidade do modelo.
b. O desvio padrão estimado de foi 0,016 . Calcule e interprete um IC de para .
c. Visto que o desvio padrão estimado de é 0,007 , determine se a porcentagem de não-brancos é uma variável importante no modelo. Use um nível de significância de 0,01 .
d. Em 1960 , os valores de e registrados para a cidade de Pittsburgh (Estados Unidos) foram e 95 , respectivamente. Use a equação de regressão fornecida para prever a taxa de mortalidade de Pittsburgh. Como sua previsão se compara com a quantidade real de 1960 de 103 mortes por ?
Passo 1
E aí pessoal partiu para mais uma questão de (probabilidade)? Abaixo começaremos trazendo algumas informações do enunciado:
a. As hipóteses relevantes são vs. : pelo menos um entre não é 0. e .. Como 106.1 é rejeitado em favor da conclusão de que existe uma relação linear útil entre Y e pelo menos um dos preditores.
Passo 2
b. . , então o C.I. é . é a mudança esperada na taxa de mortalidade associada a um aumento de uma unidade na leitura de partículas quando os outros quatro preditores são mantidos fixos; podemos estar 90% confiantes de que
Passo 3
c. será rejeitado em favor de if para ou , então é rejeitado e este preditor é considerado importante.
Passo 4
d.
e o resíduo correspondente é 103-99,514=3,486.
Resposta
a. Como 106.1 é rejeitado em favor da conclusão de que existe uma relação linear útil entre Y e pelo menos um dos preditores.
b.
c. é rejeitado e este preditor é considerado importante.
d. 3,486.
Espero que tenham aprendido com essa questão, até a próxima !