No processo de meiose, uma célula diplóide simples passa por oito fases diferentes. No entanto, somente 60% dos processos passam pelas seis primeiras fases e somente 40% passam pelas oito fases. Considere que os resultados de cada fase sejam independentes.

  1. Se a probabilidade de uma passagem com sucesso através de cada uma das seis primeiras fases for constante, qual será a probabilidade de uma passagem com sucesso através de uma única fase?
  2. Se a probabilidade de uma passagem com sucesso através de cada uma das últimas fases for constante, qual será a probabilidade de uma passagem com sucesso através de uma única fase?

Passo 1

Seja p a probabilidade de passar com êxito em cada uma das primeiras 6 fases. A probabilidade de fazê-lo é dada para que possamos igualar (por causa da independência mútua das fases):

p 6 = 0.6

o que nos leva a p = 0.018

Passo 2

Na letra b:

Seja q a probabilidade de passar com êxito cada uma das últimas 2 fases. A probabilidade de passar todas as 8 fases é dada para que possamos escrever (por causa da independência mútua das fases):

p 6 × q 2 = 0.4

o que nos leva a q = 0.816

Resposta

  1. 0.018
  2. 0.816
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados