Enunciado
Probabilidade e Estatística - Jay Devore, Probabilidade e estatística para engenharia e ciências- Ed: 6º - Capítulo 9.Exercícios - Ex. 52
Está sendo dada atenção crescente à radiação por ionização como método de preservação de produtos de horticultura. O artigo "The Influence of Gamma-Irradiation on the Storage Life of Red Variety Garlic" (J. of Food Processing and Preservation, 1983, p. 179-183) relata que 153 dos 180 bulbos de alho irradiados foram comercializados (sem crescimento, deterioração ou amolecimento externo) 240 dias depois do tratamento, enquanto somente 119 dos 180 bulbos não-tratados foram vendidos depois desse período. Esses dados sugerem que a radiação por ionização é benéfica no que diz respeito à comercialização?
Passo 1
A proporção é maior para bulbos de alho irradiados
A afirmação é a hipótese nula ou a hipótese alternativa. A hipótese nula afirma que as proporções da população são iguais. Se a hipótese nula é a afirmação, então a hipótese alternativa afirma o oposto da hipótese nula.
A proporção da amostra é o número de sucessos dividido pelo tamanho da amostra:
Passo 2
Determine o valor da estatística de teste:
Se a hipótese alternativa contém
Se a hipótese alternativa contém >, então o teste é de cauda direita.
Se a hipótese alternativa contém , então o teste é bicaudal.
Teste de cauda direita
O valor P é a probabilidade de se obter um valor mais extremo ou igual à estatística de teste padronizada z, assumindo que a hipótese nula é verdadeira.
Como o teste é de cauda direita, o valor P é a probabilidade de que o z-score seja maior que .
Determine a probabilidade correspondente usando a tabela de probabilidade normal no apêndice. A probabilidade é aproximadamente 1 é maior do que todos os z-scores na tabela.
Se o valor P for menor que o nível de significância α, então a hipótese nula é rejeitada.
Há evidências suficientes para apoiar a afirmação de que a radiação ionizante é benéfica no que diz respeito à comercialização.
Resposta
Sim