Enunciado
Probabilidade e Estatística - Probabilidade, um curso moderno com aplicações, de Sheldon Ross- Ed: 8º - Capítulo 3.Problemas - Ex. 38
A urna A tem 5 bolas brancas e 7 bolas pretas. A urna B em 3 bolas brancas e 12 bolas pretas. Jogamos uma moeda honesta; se der cara, retiramos uma bola da urna A. Se der coroa, retiramos uma bola da urna B. Suponha que uma bola branca seja selecionada. Qual é a probabilidade de que tenha dado coroa na moeda?
Passo 1
Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!
Vamos enumerar os eventos, relacionados as urnas, vamo lá
No enunciado, a urna é escolhida baseado em uma jogada de cara ou coroa, então, obviamente, as chances são de 50%. Logo:
Passo 2
Vamos entender um ponto importante aqui, como os conteúdos da caixa já são conhecidos, podemos calcular a probabilidade de qual bola está em qual caixa (Confuso? Vamos esclarecer de uma forma mais relacionada a probabilidade). Então:
E para a caixa B e bola branca, nós temos que:
Como as caixas A e B não existem correlação entre existência, logo, já podemos considerar como eventos mutuamente exclusivos, e com isso, a união desses dois eventos é todo o espaço amostral (Então, vamos utilizar a fórmula de Bayes)
Passo 3
Agora, nesse passo é somente substituir os valores (já que temos os valores de todas as probabilidades envolvidas na fórmula de Bayes), com isso, nós temos que:
Transformando para decimal, nós temos
Essa divisão nos dá o seguinte valor aproximado:
Logo, a probabilidade de cair coroa dado que seja escolhida uma bola branca é de aproximadamente .