Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 14.1 - Ex. 10
13.9-Como as pressões parciais são proporcionais às concentrações, às leis de velocidade das reações em fase gás também podem ser expressas em termos das pressões parciais, por exemplo, como Velocidade = K Px , para uma reação de primeira ordem em uma gás X. Quais são as unidades das constantes de velocidade quando as pressões parciais são expressas em torrs e o tempo é expresso em segundos para (a) reações de ordem zero; (b) reações de primeira ordem; (c) reações de segunda ordem.
Passo 1
Galera, pra descobrir qual vai ser a unidade da constante (what ????), é isso mesmo nas leis de velocidade a constante tem uma unidade, vamos montar as leis de velocidade para cada item .
Passo 2
a)O item a parece meio esquisito né ??? Uma reação de ordem zero ficaria assim:
V = K
Nesse caso não temos a pressão parcial de nenhum reagente. Então, a unidade da constante vai ser a mesma da velocidade. Qual é a unidade de V ????
torr . s-1
Passo 3
b)Bom, a lei de velocidade para uma reação de primeira ordem é essa:
V = K Pa
Como a unidade de V é igual a torr . s-1 e a pressão parcial é medida em torr só resta ao k ter a unidade de s-1. Veja só:
torr . s-1 = K torr
K =
K = s-1
Passo 4
b)Bom, a lei de velocidade para uma reação de segunda ordem é essa:
V = K Pa Pb
Como a unidade de V é igual a torr . s-1 e a pressão parcial é medida em mol/L só resta ao k ter a unidade de torr-1 . s-1.Veja só:
torr . s-1 = K (torr)2
K =
K = torr-1. s-1
Resposta
a) torr . s-1
b) s-1
c) torr-1. s-1