85. (a) A partir do gráfico da distribuição de velocidades de Maxwell mostrado na figura 4.27 , encontre o ponto que representa a velocidade mais provável das moléculas. (b) O que acontece com a percentagem de moléculas que tem a velocidade mais provável quando a temperatura aumenta?

Passo 1

(a) A velocidade mais provável é a que corresponde à velocidade máxima na curva de distribuição, o que faz sentido, já que é a velocidade onde existe a menor presença de agitação molecular.

Passo 2

(b) A porcentagem de moléculas com a velocidade mais provável diminui à medida que a temperatura aumenta (a distribuição se espalha). Isso é facilmente explicável pelo fato de que quanto maior a temperatura, maior será a agitação das moléculas de um gás.

Resposta

a) A velocidade mais provável é a que corresponde à velocidade máxima na curva de distribuição.

b) A porcentagem de moléculas com a velocidade mais provável diminui à medida que a temperatura aumenta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

78. Calcule a energia cinética molar (em joules por mol) de uma amostra de gás neônio em (a) 25,0° C e (b) 26,0° C . (c) A diferença de energia molar entre as respostas (a) e (b) é a energia por mol n
80. Calcule as raízes quadradas das velocidades quadrática médias das moléculas de (a) gás fluor, (b) gás cloro e (c) gás bromo, todas em 350° C .
79. Calcule as raízes quadradas das velocidades quadrática médias das moléculas de (a) metano, (b) etano e (c) propano, todas em - 20° C .
81. A raiz quadrada das velocidades quadráticas médias das moléculas do gás metano, C H 4 , em uma dada temperatura, é 550m / s . Qual a raiz quadrática das velocidades quadráticas médias dos átomos d
77. Calcule a energia cinética molar (em joules por mol) de uma amostra de gás criptônio em (a) 55,85° C e (b) 54,85° C . (c) A diferença de energia molar entre as respostas (a) e (b) é a energia por