52. Uma amostra de de eugenol, o composto responsável pelo odor do cravo-da-índia foi colocada em um balão evacuado de volume , em . A pressão exercida pelo eugenol no balão, nessas condições, foi . Em uma experiência de combustão de eugenol produziram de dióxido de carbono e de água. Qual é a fórmula molecular do eugenol?
Passo 1
Bom! Primeiro vamos usar a equação de Clapeyron, tido como a lei geral dos gases, para determinar o número de mols de eugenol presente:
Onde:
Substituindo esses valores na fórmula, obtemos o número de mols de eugenol:
E se a questão fala que de eugenol produziram de dióxido de carbono e de água, podemos fazer a seguinte regrinha de três:
Obtemos então que o número de mols em de eugenol é dado por:
Passo 2
Agora, vamos calcular o número de mols de dióxido de carbono e de água que foram gerados após a combustão, usando a fórmula abaixo:
Dadas as seguintes massas molares:
Para o dióxido de carbono:
Para a água:
Passo 3
E em seguida, tratemos de analisar a estrutura da reação de combustão:
Dividimos tudo pelo menor número, que no caso é o , porque queremos valores inteiros a fim de trabalhar com a estequiometria da reação:
Olhando essa reação, percebe-se claramente que a molécula de eugenol será composta por carbonos e hidrogênios. Agora vamos ver se essa conta bate:
Sabemos que representam o equivalente a . Quanto representa de eugenol? Usemos regra de três novamente:
Pronto! Agora é so ver se os carbonos e hidrogênios batem a nossa conta?
A massa molecular do carbono é de e a do hidrogênio, . Façamos a conta:
Faltam o equivalente a para fechar nossa conta. Vamos então ver se tem oxigênio nessa fórmula. Para isso, dividiremos o que falta pela massa molar do oxigênio, de
Acabou! A molécula de eugenol terá carbonos, 12 hidrogênios e oxigênios, pelo que sua fórmula tem a seguinte aparência: