Calcule os valores permitidos de j para (a) um elétron p e (b) de um elétron h .

Passo 1

Fala jovenzito, tudo na paz?

Aqui, o livro pede para encontrar o valor de j . E esse valor ta realcionado a nada mais nada menos do que o spin do elétron. Lembra dele?

Quando fazíamos a distribuição eletrônica de um átomo, colocávamos os elétrons em caixinhas e essas caixinhas diziam respeito ao spin. Podemos calcular o valor de j com:

J = l ± 1 2

Lembrando que l diz respeito ao número azimutal, ,que é tabelado para s,p ,d , f, h.

Passo 2

Começando com p, para o subnível l = 1 :

j = 1 ± 1 2

Então teremos:

j = 3 2

j = 1 2

Tranquilo né?

Passo 3

Começando com h, para o subnível l = 5 :

j = 5 ± 1 2

Então teremos:

j = 11 2

j = 9 2

Ufa, terminamos!

Resposta

  1. j = 1 ± 1 2
  2. j = 5 ± 1 2
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A função de onda, ψ ( ϕ ) , do movimento de uma partícula num anel tem a forma ψ = N e i m , ϕ . Determine a constante de normalização, N.
Uma massa puntiforme gira num círculo com l = 1 . Calcule o módulo do momento angular da partícula e as projeções possíveis do momento angular sobre um eixo arbitrário.
Deduza a expressão, em termos de l e de m i , do semi-ângulo do vértice do cone usado para representar o momento angular no modelo vetorial. Calcule a expressão para um spin α . Mostre que o ângulo mí
Suponha que um átomo tenha (a) 2 e, (b) 3 elétrons em orbitais diferentes. Quais os valores possíveis do número quântico do spin total S ? Qual a multiplicidade em cada caso?
Que termos atômicos são possíveis com a configuração eletrônica n s 1 n d 1 ? Que termo terá, possivelmente, energia mais baixa?