Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 9.1 - Ex. 115
Os compostos A e B foram extraídos de uma amostra do solo de marte. Uma mistura de 0,52 mg de A e de 2,30 mg de B, em 1,00 mL de solução foi separada através de cromatografia com gás. As áreas dos dois picos eram de 5,44 cm2 para A e 8,72 cm2 para B. Uma segunda solução continha um extrato com uma quantidade desconhecida de A. Para determinar a concentração de A na solução, 2,00 mg de B foram acrescentados a 2,00 mL da solução, que foi, então, introduzida em um cromatógrafo a gás. Foram medidas áreas de pico de 3,52 cm2 para A e 7,58 cm2 para B. Qual é a concentração de A na segunda solução? Recorra à técnica principal que segue estes exercícios.
Passo 1
Lendo a Técnica principal disponível no livro, vemos que a área do pico que a cromatografia com gás dá como resultado é proporcional a quantidade de amostra que foi analisada. Desse modo é possivel descobrir o quando dá amostra foi colocada fazendo uma regra de três.
Passo 2
Como temos o valor da amostra da primeira analise e a área do pico, podemos fazer uma regra de três usando esses valores e o pico que foi gerado na segunda analise, portanto:
Resposta
mg