Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 1.L - Ex. 20
Um comprimido de vitamina C foi analisado para determinar se de fato continha, como o fabricante anunciava, da vitamina. O comprimido foi dissolvido em água para formar de solução e uma alíquota de dessa solução foi titulada com iodo (como triiodeto de potássio). Foram necessários de uma solução em para atingir o ponto estequiométrico na titulação. Dado que de reage com de vitamina C na reação, será que o anúncio do fabricante estava correta? A massa molar da vitamina C é .
Passo 1
Queremos encontrar a massa de vitamina C. Para isso, começamos calculando a quantidade de de íons . A relação usada é a seguinte:
Aqui é o número de mols, é o volume em litros e é a molaridade expressa em termos de . Temos volume de íons igual a e de concentração. Agora, substituímos esses valores na expressão acima para calcular o número de moles de íons .
Portanto, existem de íons .
Passo 2
Agora com o número de mols de íons , calculamos o número de mols de vitamina C. A relação estequiométrica entre vitamina C e íons é a seguinte:
Com isso, calculamos o número de mols de vitamina C da seguinte maneira:
Portanto, o número de mols de vitamina C é em de solução. Com uma regra de 3, encontramos quantos mol de vitamina c tem nos de solução.
Portanto, o número de mols de vitamina C é .
Passo 3
Agora calculamos a massa de vitamina C.
Aqui é a massa de vitamina C, é o número de mols de vitamina C e é a massa molar de vitamina C. A massa molar de vitamina C é e o número de mols encontrados no comprimido de vitamina C no é . Agora, substitua esses valores na expressão acima.
Portanto, a massa de vitamina C no comprimido é . Mas é mencionado que a massa de um comprimido de vitamina C é . Portanto, o anúncio do fabricante está incorreto.
Resposta
O anúncio do fabricante está incorreto. A massa de vitamina C no comprimido é .