Localize as posições dos nodos radiais de (a) um orbital 3 s ; (b) um orbital 4 d .

Passo 1

Um nodo é uma superfície imaginária no espaço em que cada ponto tem uma densidade eletrônica de zero e a função de onda ψ  que passa pelo zero.

Para um orbital com número quântico principal,  n  e número quântico de momento angular  l  , haverá um total de  n - 1 nodos, dos quais ele possui  ( l ) nodos angulares e ( n - l - 1 ) nodos radiais.

Passo 2

a) Para orbital 3 s n   =   3 l   =   0 .

Pela relação dada anteriormente, o número de nodos angulares é 0 e o número de nodos radias é 2 . As posições de dois nodos radiais no orbital 3 s são mostradas abaixo.

Passo 3

b) Para orbital 4 d n = 4 l =   2 .

Pela relação dada anteriormente, o número de nodos angulares é 2 e o número de nodos radias é 1 . A posição de um nó radial no orbital 4 d é como mostrado abaixo.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que um átomo tenha (a) 2 e, (b) 3 elétrons em orbitais diferentes. Quais os valores possíveis do número quântico do spin total S ? Qual a multiplicidade em cada caso?
Que termos atômicos são possíveis com a configuração eletrônica n s 1 n d 1 ? Que termo terá, possivelmente, energia mais baixa?
Dê os possíveis símbolos dos termos para (a) L i H e 2 s 1 , (b) N a N e 3 p 1 .
Que valores de J podem ocorrer nos termos (a) 1 S , (b) 2 P , (c) 3 P ? Quantos estados(diferenciados pelo número quântico M J ) pertencem a cada nível?
(a) Escreva a configuração eletrônica do íon N i 2 + . (b) Quais os valores possíveis dos números quânticos do spin total S e M S desse íon?