Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 10.1 - Ex. 61
Uma mistura de reação contendo de , de, de e de foi preparada em um reator de . A reação atinge o equilíbrio em , quando . Qual é a concentração de cada substância no equilíbrio?
Passo 1
Como temos uma mistura contendo os reagentes e produtos da reação precisamos saber qual o sentido em que está ocorrendo a reação para isso usamos o quociente da reação ().
Antes de determinar precisamos calcular as concentrações das substâncias para o volume de .
Passo 2
Para determinar usamos a fórmula:
Onde , , e são os coeficientes estequimétricos:
Temos:
Quando , significa que as concentrações no produto são muito baixas se comparar com os reagentes, assim o sentido da reação está para formação dos produtos.
Passo 3
Para determinarmos a concentração de cada substância no equilíbrio iremos montar a tabela de equilíbrio em termos de concentração de acordo com a estequiometria da reação.
Na composição inicial temos a concentração dos reagentes e nesse caso temos concentração de produtos.
Após um tempo, ocorre a mudança de composição ou seja a reação, onde uma certa quantidade dos reagentes é convertida em produtos (lembre-se de considerar sempre a estequimetria).
Quando a reação entra em equilíbrio, existe uma quantidade de reagentes (composição inicial menos mudança de fase) e produtos (composição inicial mais composição final).
Agora temos que encontrar o valor de para determinar as concentrações das substâncias no equilíbrio. Para isso iremos usar essa fórmula:
Onde , , e são os coeficientes estequimétricos:
Temos:
Substituindo os valores na fórmula:
Realizando as distributivas temos:
Agora realizando as adições e subtrações:
Passando o termo para multiplicar :
Realizando a multiplicação do termo a esquerda:
Reorganizando para que todos os termos ficarem à esquerda por ser uma equação de segundo grau:
Fazendo as adições e subtrações:
Para resolver a equação, utilizaremos , onde
Identificando que , e , podemos fazer as substituições para determinar
Ao analisarmos os valores encontrados para , vemos que pode ser descartado porque o valor encontrado é maior que as concentrações iniciais dos reagentes.
Aplicando o valor encontrado de , na tabela de equilíbrio:
Resposta
As concentrações das substâncias no equilibro são: