Organize as seguintes bases em ordem crescente de força usando os valores de p K a dos ácidos conjugados que estão entre parênteses: (a) anilina ( 4,63 ) (veja o Exercício 11.48); (b) 2-hidróxi-anilina ( 4,72 ); (c) 3-hidróxi-anilina ( 4,17 ); (d) 4-hidróxi-anilina ( 5,47 ). Existe uma tendência simples na basicidade?

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Para responder essa questão, temos que lembrar que

p K a = - log ⁡ K a

Ou seja, quanto maior o p K a , menor será a constante de acidez K a e menor a força ácida da substância.

Porém o problema pede a ordem de basicidade, então temos que lembrar basicidade é o oposto de acidez. Com isso, teremos que quanto maior o p K a , menor a acidez e maior a basicidade.

Bora aplicar!

Passo 2

Olhando para os dados do enunciado de p K a , temos que quem tem o maior p K a vai ser a substância mais básica.

Na ordem crescente, da base mais fraca pra mais forte, pelos valores de p K a que temos, vamos ter:

3 - h i d r o x i - a n i l i n a < a n i l i n a < 2 - h i d r o x i - a n i l i n a < 4 - h i d r o x i - a n i l i n a

Passo 3

Para avaliar se existe uma tendência de basicidade, temos que olhar para ressonância do anel!

Na posição 3, o grupo O H , por ter o oxigênio, mais eletronegativo que o carbono, tem efeito indutivo de retirada de elétrons. Isso faz com que o par eletrônico não ligante do nitrogênio, sítio básico da molécula, fique menos disponível pra receber um próton.

Os híbridos de ressonância mostram isso melhor:

Nas outras posições, 2 e 4, o grupo O H consegue ceder elétrons pro anel aromático por ressonância, e isso vai aumentar a densidade eletrônica no anel, aumentando também a disponibilidade do par de elétrons não ligante do nitrogênio. Logo, são mais básicas.

Resposta

3 - h i d r o x i - a n i l i n a < a n i l i n a < 2 - h i d r o x i - a n i l i n a < 4 - h i d r o x i - a n i l i n a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados