Organize os seguintes elementos na ordem crescente da primeira energia de ionização: oxigênio, telúrio, selênio.
Passo 1
A energia de ionização é a propriedade periódica que indica o quanto de energia é necessário para fazer com que um átomo perca um elétron. Mas, os átomos, a não ser o hidrogênio, têm mais de um elétron, e estão suscetíveis a perder mais de um único elétron, se energia suficiente for fornecida para isso.
Seguindo mais ou menos a mesma lógica explicada nos exercícios anteriores, você precisa ter em mente que quanto mais volumoso um átomo é, mais fácil é arrancar seus elétrons, porque a nuvem eletrônica e mais maleável, e a carga nuclear não é forte o suficiente pra atrair os elétrons mais distantes.
Além disso, quanto mais à esquerda na tabela, a carga nuclear é um pouco menor, devido à redução do número de prótons nesse sentido. Assim, se explica a facilidade de se arrancar elétrons de átomos volumosos e mais à esquerda na tabela periódica.
Passo 2
Ordem crescente da energia de ionização (da menor pra maior): telúrio, Te
E a explicação se dá por estarem todos na mesma família, e pelo oxigênio estar no primeiro período (mais em cima de todos); pelo selênio estar dois períodos logo abaixo, e o telúrio no período logo abaixo do selênio.
Assim, a nuvem eletrônica do telúrio, Te, é a mais maleável e fácil de se arrancar elétrons, seguida pela do selênio, Se, e, por fim, a do oxigênio.
Resposta
Ordem crescente:telúrio