Prediga como cada uma das seguintes propriedades de um líquido varia quando a intensidade das forças intermoleculares aumenta. Explique seu raciocínio:
- Ponto de ebulição;
- Viscosidade;
- Tensão superficial.
Passo 1
Oi, galerinha1 Tudo bom? Vamos ver o que acontece em cada letra.
- Na letra a estamos avaliando o ponto de ebulição, certo?
- Para a letra b, precisamos analisar a viscosidade… Ela mostra pra gente a resistência de um líquido em fluir, ou seja, quanto mais as moléculas do liquido interagem entre si, menos fluido ele será. Então, quanto mais fortes são as forças intermoleculares, maior é a nossa viscosidade!
- Pra fechar agora, vamos com a letra c! Aqui nós vamos precisar também de um conceito importante, o de tensão superficial!
Quando o liquido entra em ebulição, estamos mudando seu estado físico, passando de liquido para gás. E no estado gasoso as moléculas estão mais afastadas, ou seja, neste processo estamos afastando as moléculas, quebrando as interações que fazem entre si.
Quando a gente tem as forças intermoleculares mais fortes a energia necessária para quebrá-las tem que ser maior, então o ponto de ebulição deve aumentar junto com as forças intermoleculares!
Show de bola! Bora pra próxima!
Passo 2
Beleza! Partiu letra c!
Passo 3
Ele diz que as forças intermoleculares vão tender a manter as moléculas juntas e voltadas para o interior do líquido, ou seja, nos diz que líquidos compostos de moléculas com forças intermoleculares altas, terão tensões superficiais altas!
Opa! Resolvemos a última parte!
Arrasamos!
Resposta
- Aumenta
- Aumenta
- Aumenta