Enunciado

No Problema 7-17, a medida realizada na terceira semana é suspeita de ser um valor anômalo. Utilize o teste Q para determinar se o valor pode ser rejeitado em um nível de confiança de 95%.

Passo 1

Fala aí! Esse teste Q é uma saída muito esperta, porém simples, para se decidir se um resultado anômalo deve ser mantido ou descartado. A ideia é o seguinte: pegamos o resultado absoluto da diferença entre o valor em questão e seu vizinho mais próximo e o dividimos pela faixa do conjunto inteiro. A equação fica assim:

Q = | x q - x p | f

Queremos aplicar essa expressão na terceira semana mostrada a seguir:

Bora lá, então:

Q = 5,6 - 5,1 5,6 - 4,3 = 0,39

Agora, comparamos o valor obtido com a seguinte tabela:

Repare que, para três medidas, o Q crítico é 0,970 a um nível de confiança de 95%. Como 0,39 é menor que 0,970, devemos manter o valor suposto como anômalo em um nível de confiança de 95%.

Resposta

O valor deve ser mantido em um nível de confiança de 95%.

Exercícios de Livros Relacionados

O esgoto e os poluentes industriais lançados em um corpo de água podem reduzir a concentração de oxigênio dissolvido e afetar negativamente espécies aquáticas. Em um estudo, foram feitas leituras sema
Descreva pelo menos três maneiras pelas quais um erro sistemático pode ocorrer durante o uso de uma pipeta para transferir um volume conhecido de um líquido.
Como os erros sistemáticos de método podem ser eliminados?
Descreva pelo menos três erros sistemáticos que podem ocorrer na pesagem de um sólido em uma balança analítica.
Aplique o teste Q aos conjuntos de dados que seguem para determinar se resultados anômalos devem ser mantidos ou rejeitados a um nível de confiança de 95 % .(a) 41,27 ; 41,61 ; 41,84 ; 41,70 (b) 7,295