Considere os seguintes conjuntos de réplicas de medidas:
Calcule a média e o desvio padrão para cada um dos seis conjuntos de dados. Calcule o intervalo de confiança de 95% para cada conjunto de dados. Qual o significado desse intervalo?
Passo 1
Fala aí! Pra resolvermos essa aqui, poderíamos usar uma calculadora e fazer tudo manualmente, mas vou preferir usar uma planilha. O software que vou usar aqui é o Excel, mas o processo é o mesmo ou parecido para os demais. O primeiro passo é escrever os números que queremos analisar.
Vamos começar pela média. Calculamos esse cara da seguinte forma: em uma célula vazia, escrevemos “=MÉDIA(“ e clicamos no primeiro número com o botão esquerdo do mouse e arrastamos até o último, ou podemos também digitar manualmente as posições destes números. Aí é só apertar Enter para obtermos o resultado.
Repetindo para os demais conjuntos, obtemos o seguinte:
Passo 2
Em seguida, o desvio padrão. Vamos usar a função DESVPAD.A, da mesma forma como viemos fazendo.
Passo 3
Pra finalizar, vamos encontrar o intervalo de confiança a partir da seguinte função:
A função INT.CONFIANÇA.NORM usa como argumentos: alfa, que corresponde a , desvio padrão e o tamanho da amostra.
Usamos um alfa igual a 0,05, pois queremos um nível de confiança de 95%. Com isso, os valores retornados serão os seguintes:
Resposta
Os valores encontrados para o intervalo de confiança indicam que é 95% provável que a média da população de cada conjunto esteja inserida em um intervalo igual a .