Enunciado
Química - Fundamentos de química analítica, Skoog- Ed: 8º - Capítulo 8.Questões e Problemas - Ex. 27h
Problema Desafiador. Zwanziger e Sârbu conduziram um estudo para validar os métodos analíticos e instrumentos. Os seguintes dados são os resultados obtidos na determinação de mercúrio em resíduos sólidos por espectroscopia de absorção atômica usando dois métodos de preparação diferentes: um método de digestão por micro-ondas e um método tradicional de digestão.
- Carregue os dados de teste da Tabela 1 da referência 25 do endereço no site do livro http://www.thomsonlearning.com.br, efetue o mesmo tipo de análise para o Exemplo 1 e o Exemplo 3 e compare seus resultados com aqueles da Tabela 2 do artigo. Observe que no Exemplo 3 você deve incluir todos os 37 pares de dados.
Passo 1
Olá galerinha, este exercício é baseado no seguinte artigo:
Antes de iniciarmos este exercício vamos buscar os dados do artigo na Tabela 1. Para o Exemplo 1, temos os seguintes dados:
Para construirmos o gráfico, iremos utilizar o programa Excel. Então inserimos os dados no programa e selecionamos:
Então clicamos na aba “Inserir” e na opção “Gráficos”, escolhemos “Dispersão”:
Nosso gráfico será criado e precisamos colocar a linha de tendência linear. Iremos clicar no símbolo () à direita do gráfico, selecionar a opção “Linha de Tendência” e escolher a opção “Linear”, como está descrito abaixo:
Para inserir a equação da reta no gráfico, iremos clicar duas vezes na linha que criamos, e irá abrir uma janela ao lado direito da planilha:
E selecionaremos o item “Exibir Equação no gráfico”:
E assim iremos obter o gráfico a seguir:
E a equação da reta:
Passo 2
Agora iremos considerar que é a variável independente, então temos:
Seguindo os mesmos passos descritos no Passo 1, obtemos o gráfico:
Então temos a equação da reta:
Passo 3
Para o Exemplo 3, temos:
Para como variável independente temos o seguinte gráfico:
E com como variável independente:
Passo 4
A seguir está a Tabela 2 do artigo:
Resumindo nossos resultados:
Comparando nossos resultados com os do artigo, percebemos que descobrimos os mesmos resultados. Como no nosso exercício não levamos em conta os erros proporcionais, significando que os métodos analíticos comparados não tinham estes erros, ou seja, não nos importa qual será a variável independente ou dependente.
Vem para o próximo exercício comigo! Até já.
Resposta
Resposta no passo.