Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 9.1 - Ex. 94b
Suponha que 10,0 g de um composto orgânico usado como um componente de bolas de naftalina se dissolve em 80, g de benzeno. O ponto de congelamento da solução é 1,20° C. (a) Qual é a massa molar aproximada do composto orgânico? (b) A análise elementar daquela substância indicou que a fórmula empírica é C3H2Cl. Qual é sua fórmula molecular? (c) Use as massas atômicas da Tabela Periódica para calcular uma massa molar mais precisa para o composto.
Dados: ponto de congelamento do benzeno: ; constante do ponto de congelamento do benzeno: .
Passo 1
(b)Bom, já temos calculada a massa molar no item (a). O enunciado dá a fórmula mínima. Tem como determinar a fórmula molecular do composto orgânico a partir disso? Claro!!! Pensa, o composto ainda é desconhecido, mas você sabe a menor correlação entre números inteiros dos índices deles, e sabe a massa molar.
Pra chegar na fórmula molecular (a que indica a correlação real entre os índices dos átomos), basta você dividir a massa molar do composto pela massa molar da fórmula mínima do composto!
Passo 2
A massa molar mínima, somando a massa de cada átomo nela, dará aproximadamente . Assim:
O que concluir disso? A gente conclui que “cabem” 2 fórmulas empíricas dentro da fórmula molecular. Assim, a fórmula molecular será a fórmula empírica multiplicada por 2!
Que será:C3H2Cl × 2 = C6H4Cl2.
Resposta
C6H4Cl2