Suponha que de uma solução são titulados com uma solução . (a) Qual é o inicial da solução ? (b) Qual é o após a adição de de uma solução ? (c) Que volume de uma solução solução é necessário para atingir a metade do caminho até o ponto estequiométrico? (d) Calcule o nesse ponto. (e) Que volume de uma solução solução é necessário para atingir o ponto estequiométrico? (f) Calcule o no ponto estequiométrico.
Dado:
Passo 1
(e) Como temos a seguinte reação de neutralização acontecendo
Temos que um mol de ácido neutraliza um mol de base.
Logo,
Passo 2
(f)Pra calcular o pH no ponto estequiométrico de uma titulação base fraca-ácido forte vamos aplicar a seguinte equação aproximada:
Onde: é a constante de hidrólise do cátion da base (nesse caso, metilamônio), seu valor é sempre: . Teremos que
Lembrando que o pH NÃO será 7,00 pelo seguinte motivo: assim que a última molécula de base tiver sido protonada pela ácido, vai restar em solução uma solução salina (nesse caso, de cloreto de amônio). O cátion da base (NH4+), que sofre hidrólise – e isso que faz com que a base seja fraca – vai dar uma acidificada na solução, pois essa hidrólise nada mais é que o cátion cedendo o H+ a uma molécula de água, que ele antes tinha recebido do ácido. Logo, espere pH 7,00.
Bora calcular!
Passo 3
Calculamos:
Transformando em
Resposta
(e)
(f)