Exercícios de Entalpia: Fenômenos físicos - Lista de Exercícios Resolvida
Questão 1
a) Em seu ponto de ebulição, a vaporização de 0,579 mol de requer de calor. Qual a entalpia de vaporização do metano?
b) Um aquecedor elétrico foi imerso em um frasco de etanol, , em ebulição e de etanol foram vaporizados quando de energia foram fornecidos. Qual é a entalpia de vaporização do etanol?
Ver solução completaQuestão 2
1. A capacidade calorífica molar a pressão constante do dióxido de carbono é . Quanto é sua capacidade calorífica molar a volume constante? Considere o um gás ideal.
2. Use a informação do exercício anterior para calcular a variação (a) da entalpia molar, (b) da energia interna molar, quando o dióxido de carbono é aquecido de (a temperatura média em que o ar é inalado) até (a temperatura do sangue e dos pulmões).
Ver solução completaQuestão 3
O dióxido de carbono, ainda que em pequena quantidade na atmosfera, desempenha importante papel na determinação das condições do tempo e na composição e temperatura da atmosfera. Calcule a diferença entre a entalpia molar e a energia interna molar do dióxido de carbono, considerando como gás perfeito, a 298,15 K.
Ver solução completaQuestão 4
a) Sob quais condições a variação de entalpia de um processo será igual à quantidade de calor transferido para dentro ou para fora do sistema?
b) Entalpia é considerada uma função de estado. O que faz as funções de estado serem particularmente úteis?
c) Durante um processo à pressão constante o sistema absorve calor da vizinhança. A entalpia do processo aumenta ou diminui durante o processo?
Ver solução completaQuestão 5
Uma amostra de soro sanguíneo, de massa igual a 25 g, é resfriada de 290 K a 275 K, a pressão constante, retirando-se dela 1,2 kJ de energia sob a forma de calor. Calcule , e estime a capacidade calorífica da amostra.
Ver solução completaQuestão 6
Uma certa reação se realiza à pressão constante. Durante o processo, o sistema absorve das vizinhanças 125 kJ de calor, e como o sistema se expande no decorrer da reação, ele realiza um trabalho de 12 kJ sobre as vizinhanças. Calcule o valor de q, w, e do sistema.
Ver solução completaQuestão 7
Uma certa reação química se realiza à pressão constante e libera 225 kJ de calor. Enquanto o processo se realiza, o sistema se contrai quando as vizinhanças realizam trabalho de 15 kJ. Calcule os valores de q, w, , e do sistema.
Ver solução completaQuestão 8
Sabemos que a relação entre e de um gás ideal pode ser expressa por:
Como podemos chegar a essa relação?
Ver solução completaQuestão 9
Quando 3,0 moles de (g) são aquecidos a pressão constante de 3,25 atm, sua temperatura aumenta de 260 K para 285 K. A capacidade calorífica molar do (g), a pressão constante, é de . Calcule
Ver solução completaQuestão 10
Coloca-se 50,0 g de amônia líquida, inicialmente a 239,7K (temperatura de ebulição de NH3), em um recipiente e adiciona-se 1000 g de amônia (molécula não-linear) gasosa, inicialmente a 298 K. Qual a temperatura final do sistema? Suponha que não há troca de calor com a vizinhança e que o processo ocorre a pressão constante e igual a 1 bar.
Massa molecular: e
Entalpia de vaporização, a 239, 4 K
Ver solução completaQuestão 11
Calcule a variação da entropia quando um gás de N2 (molécula linear), inicialmente a uma pressão de 2,0 kPa, ocupando 2,94 m³ e a 10°C, sofre uma compressão para um volume final de 1,02 m³ e uma temperatura final de 70°C. Considere o comportamento do gás ideal.
Ver solução completaQuestão 12
O sal de cozinha (cloreto de sódio, NaCl) dissolve-se facilmente em água e sua entalpia de dissolução é +3,88 kJ/mol. Com relação a este processo, responde (justifique suas respostas):
- O valor de entalpia de dissolução favorece ou não o processo de dissolução?
- A variação de entropia do sistema é positiva ou negativa, quando o sal dissolve?
- Qual fator termodinâmico (entalpia ou entropia) é responsável pela dissolução do NaCl?
- Você espera que esse processo seja espontâneo em qualquer temperatura?
Questão 13
Coloca-se 50,0 g de amônia líquida, inicialmente a 239,7K (temperatura de ebulição de NH3), em um recipiente e adiciona-se 1000 g de amônia (molécula não-linear) gasosa, inicialmente a 298 K. Qual a temperatura final do sistema? Suponha que não há troca de calor com a vizinhança e que o processo ocorre a pressão constante e igual a 1 bar.
Massa molecular: e
Entalpia de vaporização, a 239, 4 K
Ver solução completa