Calcule os NOX nas substâncias abaixo.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
i)
Passo 1
a) Para o Hélio, substância simples, não tem complicação. NOX zero!
Passo 2
b) No , precisamos começar pela regra do hidrogênio. Começando pela do oxigênio dá ruim. Então não esquece que a do hidrogênio é mais forte que a do oxigênio, ok?
Atribuindo NOX pra cada hidrogênio, com dois hidrogênios temos . Assim, os dois oxigênios devem ter NOX total . Ou seja, cada um com NOX .
Como o NOX do oxigênio nessa substância é , chamamos o de peróxido de hidrogênio.
Passo 3
c) No , precisamos começar pela regra dos metais alcalinos. Começando pela do oxigênio dá ruim. Então não esquece que a dos metais alcalinos é mais forte que a do oxigênio, ok?
Atribuindo NOX pro sódio, os dois oxigênios devem ter NOX total . Ou seja, cada um com NOX .
Como o NOX do oxigênio nessa substância é , chamamos o de superóxido de sódio.
Passo 4
d) Para o vamos começar pela regra do hidrogênio, que fica com NOX . Em seguida atribuímos NOX pra cada oxigênio. Com quatro oxigênios temos NOX total . Considerando o do hidrogênio, o precisa ter NOX pra que a substância como um todo seja neutra.
Passo 5
e) não tem complicação. Em substância simples o NOX é zero.
Passo 6
f) No , atribuímos NOX pra cada oxigênio. Com três oxigênios temos um total de . Para que a carga total do íon seja , o nitrogênio fica com NOX +5.
Passo 7
g) No atribuímos NOX pra cada oxigênio. Com quatro oxigênios temos um total de . Para que a carga total do íon seja , o enxofre fica com NOX +6.
Passo 8
h) No e sempre que um cara sozinho aparecer com carga, não tem mistério. A carga é o NOX. No caso, o NOX do cromo aqui é .
Passo 9
i) No o oxigênio tem NOX . Para que o íon tenha carga total , o precisa ter NOX .
Resposta
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
i)