Uma solução de íons hipoclorito, em meio alcalino, reage com hidróxido de crômio (III) sólido para dar íons cromato e íons cloreto, em água. Escreva a equação iônica simplificada da reação.
Passo 1
A gente vai começar escrevendo uma reação entre íons hipoclorito () e hidróxido de crômio III (), formando íons cromato () e cloreto (), sem se preocupar com o balanceamento. Mas precisamos ficar atentos que estamos em meio aquoso, portanto todos os íons vão ser escritos com aquele subscrito (aq). Já o hidróxido está sólido, por isso, não vamos escrever ele na forma dissociada ok? Começa assim:
Passo 2
Vamos calcular o NOX da galera, pra descobrir quem está sofrendo oxidação e quem está sofrendo redução.
Como o cloro está passando do NOX para NOX , ele está sofrendo redução. Já o cromo, que passa do NOX para NOX , está sofrendo oxidação.
Passo 3
Hora de montar as semi-reações de oxidação e redução:
Semi-reação de oxidação:
Colocamos os porque cada , ao passar de NOX para , está perdendo 3 elétrons.
Mas dessa forma, temos 5 cargas negativas nos produtos e nenhuma nos reagentes. Como resolver esse problema? Em meio básico/alcalino (como dito no enunciado), podemos adicionar a vontade nas nossas reações. Por isso, vamos balancear as cargas entre reagentes e produtos assim:
Cargas balanceadas! Mas agora precisamos balancear o número de e entre os membros da reação. Fazemos isso adicionando água ao membro oposto em que adicionamos o . Com nos reagentes, precisamos de moléculas de água nos produtos.
Semi-reação de redução:
Colocamos porque cada , ao passar de NOX para NOX , ganha elétrons. Mas a semi-reação de redução não está balanceada! Observe que temos 3 cargas negativas nos reagentes e apenas nos produtos.
Como resolvemos isso? Vamos adicionar no lado “carente” de cargas negativas. E já sabemos que precisamos colocar água no outro lado pra balancear os átomos.
Beleza, semi-reações prontas!
Passo 4
Agora é hora de fazer a reação global.
Podemos simplesmente juntar as duas semi-reações? Não. Por quê? Porque o número de elétrons não está balanceado!
Com na semi-reação de oxidação e na semi-reação de redução, precisamos multiplicar a primeira por e a segunda por .
Olha aí como vai ficar:
Além de cortar os elétrons, a gente precisou cortar água e hidroxila, que apareceriam dos dois lados da reação global.
A equação iônica simples da reação é a reação global:
Na equação iônica simples não aparecem os íons expectadores. Aqueles que apareceriam nos reagentes e produtos (como os que cortamos ou algum que esteja com o , ou com o cloreto), não sofrendo alterações durante a reação. Aparecem os íons envolvidos na reação REDOX e substâncias metálicas e moleculares.
Resposta