Os processos de recristalização e de crescimento de grãos modificam a estrutura cristalina de um material. Nesse contexto, afirma-se corretamente que

  1. A força motriz para o crescimento de grão é o aumento na energia total associada aos contornos de grãos à medida que os grãos crescem.
  2. A recristalização é o processo de formação de um novo conjunto de grãos, livres de deformação e com alta densidade de discordâncias.
  3. A temperatura de recristalização independe da quantidade de trabalho a frio a que o material foi submetido anteriormente.
  4. As operações de deformação plástica a quente são realizadas a temperaturas ligeiramente abaixo da temperatura de recristalização.
  5. O crescimento de grão não precisa ser precedido por um processo de recristalização e pode ocorrer em todos os materiais policristalinos, tanto metais como cerâmicos.

Passo 1

A força motriz para o crescimento de grão é o diminuição na energia total associada aos contornos de grãos à medida que os grãos crescem.

A recristalização é o processo de formação de um novo conjunto de grãos, livres de deformação e com baixa densidade de discordâncias.

A temperatura de recristalização depende da quantidade de trabalho a frio a que o material foi submetido anteriormente.

As operações de deformação plástica a quente são realizadas a temperaturas ligeiramente acima da temperatura de recristalização.

Resposta

Letra: E)

Exercícios Resolvidos de Recuperação, Recristalização e Crescimento de Grão

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Explique as diferenças nas estruturas de grão de um metal que foi trabalhado a frio e um que foi trabalhado a frio e, então, recristalizado.
O crescimento de grão é fortemente dependente da temperatura (isto é, a taxa de crescimento de grão aumenta com o aumento da temperatura); entretanto, a temperatura não aparece explicitamente na equaç
Estime a fração de recristalização na fotomicrografia da Figura 7.21 c .
Uma amostra de latão que não foi trabalhada a frio, com tamanho médio de grão de 0,008 m m , possui um limite de escoamento 160M P a23500p s i . Estime o limite de escoamento para essa liga após ela t
a A partir da figura 7.25 , calcule o tempo necessário para que o diâmetro médio de grão aumente de 0,01 para 0,1 m m a 500 ° C , para o latão. b Repita o cálculo para 600 ° C .