Aldeídos e cetonas ao se reduzirem formam álcool primário e secundário. Essa afirmação é verdadeira? Justifique através de um exemplo.
Passo 1
O primeiro passo é entender o que é um álcool primário e um álcool secundário.
Bom, um álcool para levar o nome de primário ou secundário precisa estar ligado a um carbono primário ou secundário. Ok? E como identificar cada um deles? Simples!
O carbono primário é aquele ligado apenas a um outro carbono, já o secundário estará ligado a outros dois carbonos. Seguindo essa linha de raciocínio, os álcoois primário e secundário seriam:
Então agora podemos identificar quals dos nossos produtos será o primário ou o secundário!
Passo 2
A questão não especifica qual aldeído e qual cetona serão reduzidas para gerar os dois tipos de álcool. Isso acontece por que toda redução dessas duas funções formará álcool independente do tamanho da sua estrutura. Para facilitar a nossa vida, podemos escolher os mais simples: etanal e propanona.
Próximo passo é montar o esquema da reação! Lembrando que a redução acontece na presença de hidrogênio molecular, níquel e aquecimento!
Passo 3
Hora de chegar nos produtos!
A reação de redução ocorre através do ataque do hidrogênio molecular à ligação pi da carbonila, rompendo-a e formando uma nova com o oxigênio gerando uma hidroxila.
Chegamos nos álcoois! Lembrando da definição de primário e secundário podemos afirmar que os aldeídos se reduzem a álcoois primários e cetonas a álcoois secundários!
Resposta
A afirmação é verdadeira! Os aldeídos ao se reduzirem formam álcoois primários e as cetonas formam álcoois secundários.