Um processo usando os gases hidrogênio e oxigênio foi idealizado em duas etapas da seguinte forma:

Na primeira etapa ocorre a expansão adiabática, onde os gases sofrem uma reação reversível havendo a produção de trabalho para movimentar um motor.

Considere a ocorrência da seguinte reação:

2   H 2 +   O 2   ↔   2   H 2 O     q u e   t e m   ∆ H 1 < 0

A segunda etapa ocorre no reator, onde os gases reagem formando um produto de maior entalpia num processo endotérmico, isovolumétrico e reversível.

Indique a reação que ocorre no reator. Sabendo que os módulos das energias envolvidas das duas etapas são iguais, verifique se este processo respeita cada uma das 3 leis da termodinâmica. Considere que o processo acontece a temperatura constante de 0   K .

Passo 1

No reator a única possibilidade que é plausível é a ocorrência da reação de decomposição da água.

2   H 2 O ↔ 2   H 2 +   O 2       q u e   t e m   ∆ H 2 > 0

Temos aqui uma reação endotérmica, que ocorre com absorção de calor do meio externo.

Passo 2

Nesse processo ocorre realização de trabalho numa câmara após uma reação em que os gases reagiram formando um produto de menor volume, afinal háverá menor quantidade de gases, a expansão de gases aqui pode ocorrer já que a reação é exotérmica. Analisando a variação de energia interna do gás temos a seguinte equação:

∆ U =   ∆ H - W

Daí vemos que a energia interna do gás varia para um estado de menor energia.

Passo 3

O reator permite a reação de formação de água

2   H 2 O ↔ 2   H 2 +   O 2       q u e   t e m   ∆ H > 0

A variação de energia interna do gás nessa etapa será igual ao ∆ H , pois o processo é isovolumétrico, logo não há trabalho sendo realizado.

O processo como um todo tem uma variação da energia interna do gás ao longo das duas etapas do processo nulo, pois segundo o enunciado as energias das duas etapas são simétricas.

∆ U = 0

Dessa forma o processo consegue respeitar a primeira lei da termodinâmica.

Passo 4

Quanto a segunda lei da termodinâmica, têm-se um processo em que há absorção de energia térmica no reator e posteriormente a energia é liberada na forma de trabalho por meio da expansão isotérmica dos gases após a formação da água. Isso desrespeita a segunda Lei da termodinâmica pois como o processo é isotérmico, todo a energia liberada pela reação química está sendo transformada em trabalho de expansão.

Vale lembrar que embora a primeira lei demonstre a conservação de energia, a segunda estabelece que o calor não pode ser convertido integralmente em trabalho.

Passo 5

A terceira lei institui que variação de entropia em processos no 0   K tenham uma variação de entropia nula, essa lei institui também que essa temperatura é inalcançável então só do processo ser idealizado nessa situação o processo já desrespeita claramente a terceira lei.

Resposta

Temos a seguinte reação

2   H 2 O ↔ 2   H 2 +   O 2       q u e   t e m   ∆ H 2 > 0

Sobre a validade do processo frente as Leis da termodinâmica:

O processo respeita a 1ª Lei da Termodinâmica.

Exercícios Resolvidos de Terceira lei da termodinâmica

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

A capacidade calorífica do hexacianoferrato (II) de potássio anidro varia com a temperatura, conforme a seguinte tabela:Calcule a entropia molar em relação o seu valor a T=0 e a entropia da Terceira L
O composto 1,3,5-tricloro-2,4,6-trifluorbenzeno é um intermediário na conversão do hexaclorobenzeno a hexafluorbenzeno, e suas propriedades termodinâmicas foram examinadas pela medida da respectiva ca