Dois tanques adiabáticos de 10 estão conectados por uma válvula. Inicialmente, um tanque contém água a 450 psia com título de 10%, enquanto o segundo contém água a 15 psia com título de 75%. A válvula é então aberta, permitindo que o vapor de água do tanque de alta pressão mova-se para o tanque de baixa pressão até que a pressão nos dois tanques seja igual. Determine a pressão final e a massa final em cada tanque.
Passo 1
Inicialmente, vamos encontrar algumas propriedades relacionadas a água para os dois tanques nas tabelas de vapor, note que temos uma mistura líquido-vapor em cada tanque, assim, teremos:
- Tanque A – 450 psia:
- Tanque B – 15 psia:
Com isso, saberemos a massa encontrada dentro dos tanques que será dada por:
Passo 2
Temos que o balanço de energia para um sistema fechado pode ser dado como:
Adotando os tanques como sistema podemos desprezar a variação de energia cinética e potencial, além de que não há trocas de calor com as vizinhanças e não tem trabalho sendo realizado, assim:
Pelas condições iniciais, conseguimos descobrir que:
Como temos que as energias internas no início e no final serão iguais, vamos descobrir a energia interna e volume específico, daí:
Passo 3
Buscando por essa energia interna e esse volume específico nas tabelas de vapor, vamos encontrar uma pressão final de
A massa de cada tanque no final será a massa dividia por 2, pois ela será dividida igualmente entre os tanques após a mistura, daí:
Resposta
A pressão final será de 313 psia e a massa final em cada tanque é de 41,65 lbm.