Um motor a diesel com volume de e rotacao de opera a uma razao de de ar por quilo de combustível. O motor utiliza óleo diesel leve que contem (partes por milhão) de enxofre por unidade de massa. Todo esse enxofre e expelido para o meio ambiente, onde e convertido em acido sulfuroso (). Considerando que o fluxo de ar entrando no motor corresponde a , determine o fluxo de massa de enxofre na descarga. Determine também o fluxo de massa de acido sulfuroso adicionado ao meio ambiente observando que, para cada de enxofre na descarga, um de acido sulfuroso e adicionado ao meio ambiente.
Passo 1
Primeiramente temos que assumir que todos enxofre vai ser expelido do motor.
Assumiremos também que um de enxofre ano motor, será de ácido sulfúrico no meio ambiente.
Propriedades: massa molar do enxofre .
Assumindo estas condições e levando em consideração nossas propriedades, primeiramente iremos determinar o fluxo de massa do combustível.
Após determinarmos o fluxo de massa do combustível vamos determinar o fluxo de massa do enxofre e por final poderemos fazer o calculo do fluxo de massa do ácido sulfúrico.
Passo 2
Determinando o fluxo de massa do combustível:
Certo, agora iremos multiplicar a quantidade de enxofre que o motor expele por unidade de massa de combustível pelo fluxo de massa do combustível, assim teremos o fluxo de massa do enxofre:
Passo 3
Para determinarmos o fluxo de massa do ácido sulfúrico teremos que utilizar a razão da massa do ácido sulfúrico com o enxofre multiplicado pelo fluxo de enxofre.
Ficara mais claro quando você enchergar as unidades se anulando, pois a unidade de massa do enxofre ira se anular com a unidade de massa do enxofre do fluxo de massa tempo apenas unidade de massa de ácido por tempo.