Reconsidere o Prob. 8–57. Usando o EES (ou outro programa), estude o efeito de uma variação de 100 m/s até 300 m/s na velocidade de saída do bocal sobre a temperatura de saída e sobre a exergia destruída. Em seguida, represente graficamente os resultados.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem?

Bem, para este tipo de problema, poderíamos utilizar o Excel para a geração do gráfico também. Neste caso, vamos mostrar o gráfico gerado pelo software EES.

Então, o problema é analisado da mesma forma do Prob. 8–57, porém com a variação de 100 m/s até 300 m/s na velocidade de saída do bocal.

Passo 2

Vamos à linha de código a ser implementada no programa:

Passo 3

Utilizando as ferramentas do software, podemos encontrar a seguinte tabela:

Resposta

Portanto:

E

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma força F necessária para comprimir uma mola a uma distância x é dada por F - F 0 = k x , onde k é a constante da mola e F 0 é a pré-carga. Determine o trabalho necessário para comprimir a mola, cuj
Determine o trabalho necessário em kJ para comprimir uma mola linear com uma constante elástica de 3 kN/cm em 3 cm a partir de sua posição de equilíbrio.
Um pequeno motor elétrico produz 5 W de potência mecânica. A qual valor equivale essa energia nas escalas ( a ) N ,m e s ; e bk g ,m e s ?
Mostre que, se Peθ forem escolhidos como variáveis independentes, a relação entre a temperatura termodinâmica Te a temperatura empírica θ , na escala de qualquer termômetro de gás, é d T T = ∂ v ∂ θ P
O trabalho necessário para esticar um fio é dado pela Equação ( 3.6 ) . a) Deduza expressões para as diferenciais dos potenciais termodinâmicos; b) Deduza as quatro relações de Maxwell para este siste