Reconsidere o Prob. 9–145. No enunciado do problema, substitua a vazão mássica na entrada por uma vazão volumétrica na entrada correspondente a 18,1 m3/s. Usando o EES (ou outro programa), investigue o efeito da temperatura na entrada do compressor na faixa de 20 °C a 30 °C sobre a força que deve ser aplicada aos freios para manter o avião parado. Trace essa força em um gráfico, em função da temperatura na entrada do compressor.

Passo 1

Utilizando o EES Software

Como normalmente nos programas são usados códigos em inglês, temos o passo a passo do código:

Primeiro damos as condições iniciais. Em seguida, fazemos a análise do compressor: consideramos as entropias constantes para o caso ideal.

Então, fazemos a análise externa da troca de calor onde o processo 2-3 tem pressão constante e depois a análise da turbina (consideramos as entropias constantes para o caso ideal)

Por fim, fazemos a análise do ciclo e depois do bocal de saída (consideramos as entropias constantes para o caso ideal).

Passo 2

Agora, fazemos nossa tabela e nosso gráfico:

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Reelabore o P r o b .9 – 109 , considerando agora que a eficiência isentrópica do compressor corresponde a 87 % e que a eficiência isentrópica da turbina é de 93 % .
Ar entra a 310Ke100k P a no compressor de um motor de turbina a gás com regeneração, onde é comprimido até 900k P ae650K . O regenerador tem uma efetividade de 80 % , e o ar entra na turbina a 1.400K
Repita o P r o b . 9 – 118 para um regenerador com efetividade de 70 % .
Um motor de turbina a gás funciona segundo um ciclo Brayton ideal com regeneração, como mostrado na F i g .P 9 – 109 . O regenerador é então rearranjado para que as correntes de ar dos estados2e5 entr
Uma usina de potência com turbina a gás opera em um ciclo Brayton ideal com regeneração ( ϵ =100% ) usando ar como fluido de trabalho. O ar entra no compressor a 95k P ae290K , e na turbina, a 760k P