Observe os valores de afinidade eletrônica (em eV) para os elementos abaixo.

a) Explique porque a AE do cloro é maior que a do flúor.

b) Explique porque a AE do bromo é menor que a do cloro.

Passo 1

Esse exercício vai nos mostrar bem como o aumento do raio atômico tem diversos papéis na afinidade eletrônica. E que é muito difícil prever qual átomo vai ter maior AE. Mas sabendo previamente os valores de AE dos caras, podemos tentar explicá-los.

Passo 2

a) Aqui, o aumento do raio aumentou a AE.

O cloro é maior do que o flúor, estando no 3º período enquanto o flúor está no segundo.

Com uma camada a mais, o elétron que entrará no cloro ficará mais longe do núcleo, sofrendo uma atração menor.

Por outro lado, como o nível n = 3 é mais volumoso que o n = 2 , o elétron que entra no cloro sofre menor repulsão dos outros elétrons ao se aproximar do átomo e se “estabelecer” na eletrosfera.

No flúor, a atração núcleo-elétron é mais forte, porque o flúor tem menos níveis na eletrosfera, mas o elétron que entra sofre muita repulsão dos outros elétrons, devido ao pequeno raio atômico do flúor.

Resumindo: no cloro a atração é menor e a repulsão é menor. No flúor a atração é maior e a repulsão é maior.

Como a gente sabe qual é o fato decisivo? Olhando os valores de AE.

Como o cloro tem maior AE, a gente vê que entre a atração núcleo-elétron e a repulsão elétron-elétron, a repulsão foi o fator determinante. Com menor repulsão, o cloro acabou ficando com maior afinidade eletrônica.

Ah, mas a gente não vai nem falar de carga nuclear efetiva? Nem de configuração eletrônica?”

Na análise de elementos do mesmo grupo, o raio atômico é o fator mais importante. Pra gente se convencer disso, podemos pensar que a atração entre cargas (como o núcleo e o elétron) depende do módulo dessas cargas, mas do inverso da distância ao quadrado. Ou seja, a distância costuma ser mais importante que as cargas em si.

A gente usa a carga nuclear efetiva mais para elementos do mesmo período.

Ao mudar de período, embora o número atômico aumente bastente, a blindagem também aumenta e as alterações na carga nuclear efetiva são mais sutis.

Quanto à configuração eletrônica: estando no mesmo grupo (17) ambas configurações terminam em p5 e poucas conclusões podem ser tiradas daí.

Passo 3

b) Agora a gente vai ter que dizer exatamente o contrário.

Entre bromo e cloro, o aumento do raio diminuiu a AE.

Bem, no cloro, o raio é menor, então a atração núcleo-eletron é maior, mas a repulsão elétron-elétron também é maior.

Por outro lado, com raio maior, o Br oferece menor atração núcleo-élétron e menor repulsão elétron-elétron.

Conhecendo os valores de afinidade eletrônica pra esses caras, a gente pode dizer que, aqui, o fator atração é o mais importante. Pois embora o cloro tenha mais repulsão eletrônica, sua maior atração núcleo-elétron leva a uma maior afinidade eletrônica quando comparado ao Br.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Afinidade Eletrônica e Eletronegatividade

Ver Teoria

Exercícios de Livros Relacionados

Explique por que os seguintes inter-halogênios não são estáveis: a) ICl5; b) IF2; c) ClBr3.
Determine a fração da massa total de um átomo de 48 T i devido a: (a) nêutrons; (b) prótons; (c) elétrons. (d) Qual é a massa de prótons em uma roda de titânio de bicicleta de massa 30K g ? Suponha qu
Explique, a partir da estrutura, porque o momento de dipolo da molécula de NH3 é menor do que o da molécula de H2O.
Os seguintes compostos contêm íons poliatômicos. (a) Escreva a fórmula do composto formado por íons sódio e íons cromato ( C r O 4 2 - ) (b) Escreva a fórmula do sulfito de amônio, formado por íons am
Os seguintes compostos contêm íons poliatômicos. (a) Escreva a fórmula do composto formado por íons sódio e íons hidrogenofosfito ( H P O 3 2 - ). (b) Escreva a fórmula do carbonato de amônio, formado