Enunciado
Álgebra Linear e Geometria Analítica - LIMA, Elon L. Geometría analítica e Álgebra Linear- Ed: 2º - Capítulo 41.Problemas - Ex. 4d
Ainda com a rotação dos eixos dada pela matriz ortogonal acima, quais são, nas novas coordenadas , as equações dos seguintes planos?
Passo 1
Falaa, beleza?? A nossa ideia aqui é usar a matriz para achar o valor de um vetor qualquer nas novas coordenadas e substituir cada valor (x, y e z) na equação da reta.
Passo 2
Ou seja, vamos usar a matriz que irá transformar um vetor em para
Daqui:
Então:
Passo 3
Substituindo esses valores na equação:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Para matrizes quadradas, A = ( a i j ) n x n definimos o traço de A como sendo a soma dos elementos da diagonal (principal) de A, ou seja, tr(A) = ∑ i = 1 n a i i .c) Mostre que tr( A t ) = tr(A)
Seja A uma matriz nxn. Mostre que se A A t = 0 , então A = 0. E se a matriz A for mxn, com m ≠ n?
Para matrizes quadradas, A = ( a i j ) n x n definimos o traço de A como sendo a soma dos elementos da diagonal (principal) de A, ou seja, tr(A) = ∑ i = 1 n a i i .b) Mostre que tr(αA) = αtr(A)
Dizemos que uma matriz A, nxn, é simétrica se A t = A e é anti-simétrica se A t = - A .Mostre que se A é simétrica, então a i j = a j i , para i, j = 1,... n e que se A é anti-simétrica, então a i j =
Para matrizes quadradas, A = ( a i j ) n x n definimos o traço de A como sendo a soma dos elementos da diagonal (principal) de A, ou seja, tr(A) = ∑ i = 1 n a i i .d) Mostre que tr(AB) = tr(BA)