Esboce o gráfico das cônicas a seguir, determinando seus focos, diretrizes e excentricidade.

y 2 = 16 x

Passo 1

Temos uma variável quadrática e outra variável linear, isso quer dizer que temos uma parábola! A variável linear define o eixo o qual a parábola está crescendo, nesse caso, o eixo x . Na forma canônica:

y 2 = 4 a x

Temos que 4 a = 16 → a = 4 . Como a > 0 ; a parábola está crescendo na direção positiva do eixo x .

Passo 2

O gráfico da cônica fica assim:

Passo 3

Seu foco será F = a ,   0 → F = 4 ,   0

Sua excentricidade e = 1 , para qualquer parábola.

E a reta diretriz será a reta x = - a → x = - 4

Resposta

F = 4 ,   0

x = - 4

e = 1

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Cada uma das equações a seguir representa o conjunto vazio, um ponto, uma reta, um par de retas paralelas, uma cônica ou um par de retas que se cortam na origem. Decida cada situações e determine as r
O eixo de uma hipérbole mede 6 e seus focos, situados sobre o eixo OY, são F'=( 0 ,- 4 )eF=( 0 ,4 ) . Qual é a equação dessa hipérbole?
Dados um ponto F, uma reta ∆ que não contém F e um número positivo e, seja X o conjunto dos pontos P do plano tais que d P , F d ( P , ∆ ) = e Prove:a) Se e1 então X é uma hipérbole.
Mostre que x =a cos ⁡ t , y =sin ⁡ t cos ⁡ t equações paramétricas de uma hipérbole. Qual é o domínio da variável t e quais são os focos dessa hipérbole?
Lembrando que m 2 -n 2 =m+n m–n , mostre que x–x 2 - a 2 = a 2 x +x 2 - a 2 e use este fato para concluir que, atribuindo a x valores muito grandes em módulo, o ponto ( x , b a x ) na assíntota da hip