10. Mostre que se for um conjunto linearmente independente de vetores, então também o são , , , , e .
Passo 1
Para mostrarmos que formam um conjunto linearmente independente, vamos montar a equação:
Logo por definição, para que que seja linearmente independente, existe uma única solução, que é a solução trivial:
Desde que sejam diferentes do vetor nulo e não possam ser escritos como combinação linear dos outros dois.
Assim, , , não podem ser escritos como um múltiplo escalar do outro. O que os torna linearmente independente.
E também por definição: Um conjunto de exatamente um vetor é linearmente independente se, e se só, esse vetor não é o vetor nulo. Portanto , e são conjuntos linearmente independentes.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)
Exercícios de Livros Relacionados
Desenhe dois vetores não paralelos x → e y → . Em seguida, desenhe A B → = 5 x → , A C → = y → , C D → = 7 x → , E C → = 2 x → - y → e F D → = 2 5 D B → . Escreva E F → em função de x → e y → .
É dado um triângulo ABC e o ponto X sobre a reta AB tal que X B → = 4X A → . Sejam A B → = b → e A C → = c → Determine o vetor C X → em função de b → e c → .Seja M o ponto médio de C X → . Escreva B M
No trapézio ABCD, B C → =v → , A D → = 2v → e E é o ponto de interseção das diagonais A C → e B D→ . Sendo B E → = λB D → , determine λ .
ABCD é um paralelogramo de diagonais A C → e B D → . O ponto R é tal que 3 D R → = 2 C D → e S é tal que 2 B S → = S C → .Marque R e S na figura.Escreva R S → em termos de A B → e A D → .
Os pontos A, B, C e D são vértices consecutivos de um paralelogramo. A B→=x→ , A D→=y→ , A P→=1 3 x→ , A Q→= 3 4y→ e F é a interseção de P Q→ e A C→ . Escreva Q F→ em função de x→ e y→ .