Enunciado
Álgebra Linear e Geometria Analítica - Anton - Álgebra Linear- Ed: 10º - Capítulo 1.Exercícios Suplementares - Ex. 9d
Seja a matriz de um sistema linear. Encontre os valores de e com os quais o sistema não tem solução.
Passo 1
Nesse problema, temos que chegar a uma contradição ou absurdo para que esse sistema não apresente solução. Ou seja, é um sistema impossível.
Analisando , vamos tomar . Assim, temos a matriz
Passo 2
Agora, para eliminarmos as possibilidades de solução, devemos evitar o resultado encontrado na primeira linha. Se tomarmos , a primeira e a terceira ficam iguais. Logo, esse valor deve ser evitado.
Portanto,
Passo 3
Analisando a solução, temos:
Se , temos um absurdo.
Resposta
Portanto, e
Exercícios de Livros Relacionados
Sejam 1 2 3 4 = m ; m ' =1 2 3 6 ; w =1 5 e O =0 0 Determine as matrizes v = x y e v ' =x ' y ' tais que m·v=wem '·v'=0 .
Bronze é uma liga de cobre e zinco, na qual a porcentagem de cobre varia geralmente entre 60% e 70%. Usando dois tipos de bronze, um com 62% e outro com 70% de cobre, deseja-se obter uma tonelada de b
Resolva o sistema: x+3 y+5 z+7 w=12 3 x+5 y+7 z+w=0 5 x+7 y+z+3 w=4 7 x+y+3 z+5 w=16 Na sua opinião, a Regra de Cramer (que se estuda no colégio) é um m´método prático para resolver este sistema?
Determine os valores de m e n para os quais o sistema 2 x-y+3 z=1 x+2 y-z=4 3 x+y+m z=n é: a) indeterminado b) impossível.
A tabela abaixo exibe as porcentagens de albumina, carboidrato e lipídio em cada um dos alimentos A, B e C. Mostre que não é possível combinar esses alimentos formando uma refeição que contenha 47% de