Enunciado

23-28. Verdadeiro/Falso Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta.

24. Se f x for contínua em x=c, então f x também é.

Passo 1

Vamos supor, por absurdo, que f x não seja contínua em x=c. No entanto, a nossa hipótese inicial é de que f ( x ) é contínua em x=c; o que só é possível , por se tratar de uma composição de funções, se a função de “dentro” (nesse caso, a função f ( x ) ) for contínua em x=c e a função de “fora”(nesse caso, a função módulo) for contínua em f c . Ou seja, se alguma das duas condições não se verificar, f ( x )   não será contínua no dado ponto.

Supomos que f x não é contínua em x=c, o que contraria a primeira condição acima e é um absurdo, já que f x é contínua em x=c. Portanto, f x é contínua em x= c e a afirmação é verdadeira.

Resposta

Verdadeiro.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dê um exemplo de duas funções que sejam descontínuas num número x = a , mas cuja soma seja contínua.
A função f é definida por f x = lim n → 0 ⁡ 2 n x n 2 - n x Faça um esboço do gráfico de f. Em que valores de x f é descontínua?
Se f x = - xs ex0 1s ex ≥ 0eg x = 1s ex0 xs ex ≥ 0 Prove que f e g são descontínuas em 0 mas o produto f.g é contínuo em 0.
Prove que se f é contínua em x = a e g é descontínua em x = a , então f+g é descontínua em x = a .
Suponha que a taxa postal de uma carta seja calculada da seguinte forma: $ 0,22 por qualquer peso até os 30 primeiros gramas e então $ 0,17 a cada 30 gramas, ou fração adicional, até 330 gramas adicio