37. O ponto (3,2) está numa curva e em qualquer ponto (x,y) sobre a curva a inclinação da reta tangente é igual a 2x-3. Ache uma equação da curva.

Passo 1

Vamos primeiramente entender as informações que nos foram dadas. Temos um ponto (3,2) isso significa que para nossa curva, quando x=3 então f(x)=y=2. Sabe-se por base teórica que ao derivarmos uma função encontramos a inclinação de sua reta tangente, seguindo a mesma linha de pensamento, se integrarmos a inclinação da reta tangente encontramos a primitiva ( a curva procurada). Vamos ao trabalho.

Passo 2

Sabemos agora que para achar a equação da curva precisamos integrar a inclinação da reta tangente. Vamos chamar a função da inclinação da reta tangente de g ( x ) e a equação da curva (ou primitiva) de F x .   Dessa forma temos a seguinte analise:

F x = ∫ g x d x  

Logo, a primitiva pode ser encotrada da seguinte forma:

F x = ∫ 2 x - 3 d x

F x = ∫ ( 2 x ) d x - ∫ ( 3 ) d x

F x = 2 ∫ x   d x - 3 ∫ 1 d x

F x = 2 x 1 + 1 1 + 1 - 3 x + c

F x = x 2 - 3 x + c

Pronto, estamos perto de encontrar a equação da curva desejada.

Passo 3

Agora que integramos a inclinação da reta tangente, vamos analisar o ponto que nos foi dado pelo exercício. O ponto (3,2) significa que quando o x=3, y=2, dessa forma podemos escrever da seguinte maneira.

Se x=3 entao F(x)=2 ؞ F(3)=2. Isso significa que se substituirmos x por 3 na função da curva encontramos o valor 2. Com isso podemos achar a constante da curva.

F x = x 2 - 3 x + c

2 = 3 2 - 3 . 3 + c

2 = 9 - 9 + c

c = 2

Com isso temos todas as partes fundamentais da equação da curva.

Resposta

Portanto nossa resposta final é:

F x = x 2 - 3 x + 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre a integral indefinida geral. ∫ 1 + r r 2 d r
Encontre a integral indefinida geral ∫ 1 + x + x x d x
Num mercado puramente competitivo, o preço de um bem é naturalmente direcionado ao valor em que a quantidade demandada pelos consumidores corresponde à quantidade produzida pelos produtores, e diz-se
O valor presente de um fluxo de renda é a quantia que precisaria ser investida agora para corresponder ao valor futuro descrito no Exercício 15 e é dada por ∫ 0 T f t e - r t d t . Encontre o valor pr
Uma companhia modelou a curva de demanda para seus produtos (em dólares) pela equação: p = 800 000 e - x / 5000 x + 20 000 Use um gráfico para estimar os níveis de vendas quando o preço de venda é de